Scroll To Top

Filmes do Homem

filmes do homem

III Encontro Arraiano de Cinema

Os Encontros Arraianos de Cinema pretendem fomentar a criação de redes de colaboração entre Cineclubes e Festivais de Cinema da raia Portugal/Espanha, promover e divulgar o cinema raiano e estimular o diálogo cultural e institucional entre fronteiras. Os Encontros Arraianos de Cinema partem para a sua III edição, tendo sido iniciados a 7 de dezembro de 2017 no Foro de Debates Audiovisuais subordinado ao tema da Fronteira, na I edição do Festival de Curta-Metragens de Verin; a sua segunda edição foi realizada no Festival Internacional de Cinema Rural Carlos Velo, em Ourense, a 31 de março de 2017.

Os Encontros Arraianos de Cinema contam já com a participação da Associação AO NORTE, de Viana do Castelo; do Cineclube de Verin; do Cineclube Carlos Feijoo de Ourense e do cineclube de Chaves. Adicionalmente, a rede contou com a participação de agentes culturais raianos de relevância.

Para a III edição dos Encontros Arraianos de Cinema, pretendemos estender estes contactos a outras personalidades e instituições raianas, tais como as Universidades de Santiago de Compostela, Vigo e Minho, a Escola Superior de Educação de Viana do Castelo, e os cineclubes galegos e da raia portuguesa. Pretendemos também abrir a porta à participação de universidades brasileiras e a representantes de festivais de cinema do Brasil com quem temos parcerias (Festival Internacional de Cinema do Recife e o Festival de Documentário de Pirenópolis).

A III edição dos Encontros Arraianos de Cinema, realizada no Festival Filmes do Homem 2017, contará assim com a realização de dois eventos: o Encontro Arraiano de Cinema na Casa da Cultura de Melgaço, no dia 4 de agosto, que pretende reunir os representantes de cineclubes, festivais de cinema e universidades presentes para o fomento de redes de colaboração; no dia 5 de agosto, a apresentação do livro “Arraiano entre os Arraianos”, de Xosé Luís Méndez Ferrín, por Áser Álvarez.

Programa

04 Agosto . Sexta-Feira

Hora Atividade Local
15h00 III Encontro Arraiano de Cinema Casa da Cultura de Melgaço

05 Agosto . Sábado

Hora Atividade Local
15h00 Apresentação do livro “Arraiano entre os Arraianos" Salão Nobre da Câmara Municipal de Melgaço